sexta-feira, 3 de outubro de 2014

O que não funciona para a inclusão do aluno surdo na rede regular de ensino:

Conteúdo descontextualizado - Nós professores, não podemos ver um livro de alfabetização que já queremos comprar e reproduzir (risos)...fiz o teste, mas não gostei da experiência. (utilizei duas vezes e guardei)
Este material seria muito bom se estivesse contextualizado!
O que pode ser feito é usar a ideia, mas com as palavras do caderno do aluno e ilustração do próprio aluno.
Com meu aluno tive poucos resultados, pois ele aprendeu apenas uma palavra no dia que fez esta atividade e ainda passei uma semana fixando para ele não esquecer. Sendo que, trabalhando a partir do caderno do aluno os resultados são de 3 a 8 palavras novas diariamente, pois durante a situação de aprendizagem o aluno terá oportunidade de rever a palavra repetidas vezes. Além disso, conseguirá perceber-se incluído. Veja no exemplo abaixo: o aluno grifou as palavras conhecidas e eu selecionei outras para serem estudas ao longo da situação de aprendizagem. Estas palavras vão para o banco de palavra, posteriormente ao domínio da leitura das mesmas, para o caderno de palavras e por fim aparecerá no caderno de textos ou em atividades solicitadas pelos professores.


Caderno 2 de Língua Portuguesa - Situação de Aprendizagem 1


Nenhum comentário:

Postar um comentário